quarta-feira, 17 de novembro de 2010

A ORIGEM DO NOME MATRIZ

Faz pouco mais de 150 anos que as matrizes tiveram sua importância detectada e saíram da sombra dos determinantes. O primeiro a lhes dar um nome parece ter sido Cauchy, 1826: tableau ( = tabela ).
O nome matriz só veio com James Joseph Sylvester, 1850. Seu amigo Cayley, com sua famosa Memoir on the Theory of Matrices, 1858, divulgou esse nome e iniciou a demonstrar sua utilidade.
Ele usou o significado coloquial da palavra matriz, qual seja: local onde algo se gera ou cria. Com efeito, via-as como "...um bloco retangular de termos...o que não representa um determinante, mas é como se fosse uma MATRIZ a partir da qual podemos formar vários sistemas de determinantes, ao fixar um número p e escolher à vontade p linhas e p colunas..."  (artigo publicado na Philosophical Magazine de 1850, pag 363-370).
Note que Sylvester ainda via as matrizes como um mero ingrediente dos determinantes. Somente com Cayley que elas passam a ter vida própria e gradativamente começam a suplantar os determinantes em importância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário